quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Governo alagoano discute com ministro questão do Fundeb

Na terça-feira, 29, o governador Teotonio Vilela Filho, o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, o deputado federal Joaquim Beltrão e o prefeito Alay Correia, representado a diretoria da AMA, estiveram reunidos com o ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília. O principal pleito da comitiva alagoana foi encontrar alternativas que compensem Estado e municípios, com relação as perdas referentes a redução do repasse do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Segundo o governador, é preciso preencher o custo aluno que caiu e deixou um déficit no Estado e municípios muito grande. “A queda atingiu os prefeitos, e tem criado também muitos problemas para o Estado”, explica Teotonio. Ao apresentar a agonia das prefeituras e governo do Estado, o governador acredita que o ministro vai olhar com atenção uma maneira de compensar as perdas e conduzir da melhor maneira possível o pleito de Alagoas.

Os prefeitos, com base na previsão feita pelo governo federal deram aumento aos professores e hoje não sabem como vão pagar a conta depois que o governo cortou os recursos do Fudeb em mais de 9%.

O prefeito de Taquarana, Alay Correia, representando AMA, disse que achou a reunião “muito positiva, porque o ministro já tinha conhecimento da realidade por meio dos nossos colegas que já estiveram aqui posteriormente”,e garantiu uma solução para o Estado. “Temos municípios alagoanos com prejuízos de cerca de R$ 80 milhões”, acrescentou o prefeito.
Undime/AL
Assessoria de Imprensa
Maceió,30,09,09

Nenhum comentário:

Postar um comentário